O que é sucesso?

O sucesso começa a partir de alguma pessoa que tem sonho e atitude.
Que tal conhecer um pouco das pessoas de sucesso com sua história, experiência de vida, seu perfil e suas crenças.
Leiam, reflitam, guardem as frases que te marcaram de alguma forma, aprendam e finalmente cheguem a sua conclusão do que é sucesso para você.
Espero sinceramente que este blog acrescente na sua vida pessoal e profissional.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR

"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada." William Shakespeare

AMIZADE DE VERDADE

As vezes quando queremos mencionar que alguém não teve uma atitude de verdadeiro amigo, utilizamos a frase amizade de CÃO. Porém a situação abaixo nos apresenta que a coisa não é bem assim.

Um cachorro foi visto no meio de uma avenida com muito trânsito cuidando de seu amigo que foi atropelado por um carro. Usando a pata, o cachorro tentava acordar seu amigo que estava morto

O cachorro tentava empurrar seu amigo para fora da avenida. E quando alguma pessoa tentava ajudar, ele rosnava e afugentava os que se aproximavam dele.

Apesar do tráfego pesado, o cachorro não abandonava seu amigo.

As pessoas ficaram impressionadas de como um cachorro vira-lata podia ser tão leal !

Em situações difíceis é quando sabemos quem é um verdadeiro amigo.
Definitivamente não vamos esperar que situações difíceis sejam necessárias para demonstrarmos o quando consideramos aqueles que são nossos verdadeiros amigos.
Se você tem um amigo, conserve-o e quando tiver oportunidade de demonstrar sua amizade, não espere, faça.

sábado, 27 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR

"Conservar algo que possa recodarte seria admitir admitir que eu pudesse te esquecer" William Shakespeare

BERNADINHO

Uma dica que dou a vocês, poucos livros de auto ajuda são eficiente. É difícil encontrar algo diferente, sempre com o mesmo blá, blá, blá...

Ao contrário, as Biografias em sua maioria um surpreendem. E são nas biografias que tiro meu aprendizado e vejo que certas pessoas realmente são diferente de outras e por isso elas estão no topo mais alto.

vejam trechos do livro do Bernardinho:

Poucos poderiam imaginar que ali no banco de reservas da seleção, atento a tudo, estivesse sendo gerado no ventre dessas competições e tantas outras o maior técnico da história do voleibol brasileiro e um dos maiores símbolos de liderança do Brasil. O obscuro jogador reserva da geração de 1980 tornou-se um craque do esporte no nosso país. não tem a habilidade para realizar os atraentes e as vezes inúteis malabarismos individuais, mas é o grande astro do jogo coletivo.

Bernardinho é o divisor de águas num país que precisa aprender a importância da cooperação, da solidariedade e do trabalho em equipe. Diga que seus jogadores são baixos e Bernardinho os fará saltar mais alto. Diga que são fracos no bloqueio e ele irá torná-los os melhores do mundo. Diga que a seleção é deficiente na defesa e ele fará dos seus comandados defensores imbatíveis. A essência dessa transformação é a crença numa equação simples que nada tem de matemática: TRABALHO + TALENTO = SUCESSO.

Não por acaso o TRABALHO vem antes do sucesso. Para Bernardinho - economista formado pela PUC do Rio a ordem desses fatores altera o produto. Apoiado no seu próprio exemplo como jogador, ele aposta no esforço, na perseverança, na disciplina e na obstinação. Sempre percebi uma lógica elementar na sua mente : é melhor lapidar até a exuastão o talento médio (e determinado) do que tentar polir o diamante preguiçoso que não deseja polimento. Se Thomas Edison, o mago da lâmpada deixou para prosperidade a famosa frase "Gênio é 1% inspiração e 99% transpiração", Bernardinho, por mais iluminado que seja não ousaria contestá-lo.

Bernardinho além de técnico da seleção de voley dedica parte do seu tempo para ministrar palestra sobre liderança. Questiona-se até que ponto sua realidade pode ser adaptada ao mundo corporativo, porém, o seu exemplo como profissional e suas conquistas lhe dão credibilidade para tal pretensão.

Selecionei várias entrevistas com focos diferentes sobre o Bernadinho! Espero que gostem...

Entrevista Isto é (Falando sobre seu livro)
Entrevista Amanhã - Site Terra (Jack Welch das quadras)
Entrevista Revista Veja (Falando sobre seus desafios no Volei)
Entrevista Feiras do Brasil (Site do Sebrae)
Entrevista Grupo Let (Entrevista de uma empresa de RH - foco em gestão de pessoas)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Cabeça cheia? Descubra como descansar seu cérebro para encarar 2009

Realização de tarefas específicas durante muito tempo deixa circuitos cerebrais "lentos". Solução para "zerar" o cérebro é uma boa hora de sono, mesmo que seja no meio da tarde.

Ano novo, cérebro novo. Muita gente, exaurida pelas tarefas enfadonhas e repetitivas do dia-a-dia, gostaria que isso fosse verdade. O que ninguém espera é que os neurocientistas digam que talvez isso seja mesmo possível. Mas a ciência mostra que o cérebro se cansa, e a boa notícia há meios de descansá-lo.
Tarefas repetitivas, quando exigem concentração, acabam desgastando o cérebro. Segundo a neurocientista Suzana Herculano Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ninguém precisa se sentir menos por se sentir esgotado por fazer contas, escrever, ler ou realizar qualquer outra atividade mental por muito tempo. "Pensar cansa", ela diz. "Mas o aspecto curioso do cansaço do cérebro é que ele é específico para aquelas partes que estavam trabalhando intensamente de fato.
Então, se você passa muito tempo fazendo contas de cabeça, você esgota a sua capacidade de lidar com números, mas você é totalmente capaz de sair dali e ir tocar piano, ou ir ler um livro, ou fazer alguma atividade que exija de outros sistemas do seu cérebro.
É curioso notar que esse fenômeno, que pode se intensificar em dados circuitos cerebrais pelo excesso de uso, ocorre de uma forma geral durante o período em que o indivíduo fica acordado. Ele está ligado à fadiga que é combatida diariamente durante o sono. O uso excessivo de determinados circuitos cerebrais só faz por acelerar esse processo de "cansaço neuronal".
Então, como solucionar? Como entrar em 2009 com o cérebro novinho em folha?
"A melhor coisa é dormir", disse Houzel ao G1.
"Meia hora de sono bem dormido no meio da tarde já é suficiente para zerar esse desgaste."
E, claro, valorizar também o sono durante a noite. Dormir é a principal maneira de descansar o cérebro. Já a alternância de tarefas pode ajudar a dosar melhor o cansaço cerebral, mas não é uma solução, segundo a neurocientista. É, no máximo, um paliativo. "A única coisa que isso faria é espalhar o processo de desgaste ao longo do dia."
Herculano Houzel ressalta que o esforço tem outros espaços. "O mais importante é começar isso em casa. Não pensar que aquele cochilo da tarde é apenas preguiça.
"Ainda há muito o que entender sobre o cérebro, mas com o que já se sabe podemos dizer uma coisa: ele é o órgão que mais consome energia no corpo todo e precisa de uma ajuda do dono para se manter em forma".
PS: cuidado para aquele soninho de meia hora virar um sono de verdade...mas a orientação com certeza é válida.

CORAGEM


O que é ser corajoso, destemido?

Para se ter coragem é preciso ter medo, insegurança, receio, dúvida, consciência do risco e da perda.

Aquele que não teme, não tem medo e não tem a sensação latente do risco não é corajoso, podemos considerá-lo um inconseqüente , um ignorante (não conhece o perigo), e na melhor das hipóteses um destemido pelo simples fato de não temer o perigo já que sabe muito bem como superá-lo.

Uma criança que, por exemplo, se joga rindo em direção a seus pais sem o temor da queda, pois a desconhece. Então podemos dizer que a criança é “ignorante”...Um adolescente pelo contrário, "conhece" o perigo, porém não a teme e este dirige um carro em alta velocidade e muitas vezes embriagado. Neste caso podemos considerar que ele é um inconseqüente.

O fato é que com o passar do tempo vamos descobrindo que podemos nos machucar, podemos magoar e ser magoados, passamos a perceber que o mundo nos observa e a cada dia somos mais cobrados e pressionamos nós mesmos.

O ideal é que fossemos destemidos, sem temer o que virá, porém temos de dominar algo para chegar a esse nível. Temos de temer e ser corajoso primeiro! Então daí surgem os corajosos que enfrentam conscientemente seus temores e sua limitações.

Se você tem um sonho e tem medo de enfrentar não se preocupe, isso é normal e positivo. Você terá duas opções superá-lo ou acomodar-se.

A decisão é sua!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR - FELIZ NATAL

Eu aprendi

......que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;

......que ser gentil é mais importante do que estar certo;

......que nunca se deve negar um presente a uma criança;

......que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;

......que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;

......que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender;

......que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;

......que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos; Eu aprendi......que dinheiro não compra "classe";

......que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;

......que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;

......que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?Eu aprendi......que ignorar os fatos não os altera;

......que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

......que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

......que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu;

......que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;

......que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

......que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

......que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

......que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

......que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;

......que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

......que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

......que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

......que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;

......que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

William Shakeaspeare

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR

"Falais baixo se falais de amor" William Shakespeare

DESCULPA A AUSÊNCIA

Amigos, peço desculpa aos visitantes do meu blog.

Nestes últimos dias o meu computador estava desligando sozinho. Apesar de todo cuidado que tenho a suspeita de vírus era a principal. O Remédio para este caso é a formatação do HD que inevitavelmente trouxe problemas de configurações na internet.

O resultado é só hoje que estou com o micro 100%.

Porém, descobri depois que o problema do micro não era virus, e sim no teclado.

Enfim, amanhã voltarei as atividades!

Abraços
Márcio

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR

"A glória do tempo é acalmar os reis em conflito." William Shakespeare

CAIO NOVAES - EXEMPLO DE SUCESSO

Como todos sabem o meu blog tem o objetivo de pesquisar pessoas de sucesso.

Como não poderia deixar de ser, os blogueiros serão matéria constante da minha pesquisa. A primeira pessoa que decidi pesquisar é o Caio Novaes do brogui.com, ele foi o primeiro blog que chamou a minha atenção e me instigou a continuar visitando seu blog.
Caio Novaes é um blogueiro de coração, considero ele um desbravador que entrou por essas matas virgens e com muito suor conseguiu seu espaço na grande rede.
Por 3 anos o seu blog tinha uma audiência que não chegava a 200 visitantes, e hoje tem um blog super conhecido que é point de um público que oscila entre 10000 e 20000 visitantes.

Qual é o segredo do seu sucesso como blogueiro?

O seu blog é diferenciado, sempre com um conteúdo que você dificilmente irá encontrar na grande rede.

A sua forma de escrever é bem próxima dos seus leitores e ele também interage de todas as formas possíveis com os seus visitantes.

E principalmente disciplina, já que postar quase que diariamente ao longo destes 5 anos não
é para qualquer um.

E como desbravador o Caio Novaes não que ser apenas um blogueiro, ele que ser "um milhão de
blogueiros". E por isso a criação do Broguiblogs.com que vem com uma proposta de parceria
que nem a google (toda poderosa) fez.
Links

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR

"Sabemos o que somos, mas não o que podemos ser." William Shakespeare

MIND MAPP

Alguém já ouviu falar de "mind map"? Mais conhecido pela nossa língua como Mapa Mental ou para os íntimos MMP.

MMP é uma "descoberta" incrível, pois, além de ser muito simples o seu resultado é imediato. Entendo o mapa mental como uma forma diferenciada de apresentar determinada informação, porém, de forma extremamente eficiente. Mas qual é o motivo desta eficiência?

Simples: A estrutura do MMP é baseado na forma que estruturamos mentalmente nossas informações daí o seu nome.

Mais do que falar, o ideal é mostrar, segue abaixo um pacote com resumo de português utilizando o MMP como recurso:

Figuras de Linguagem

Segue também o o local onde você pode baixar gratuitamente programa de Mapa Mental. Sugiro o Mind Map personal que é um programa leve, gratuito e atende a necessidade para quem deseja fazer resumos com o formato "mind map".

http://www.mapasmentais.com.br/recursos/software.asp

Espero que gostem!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

LUCIANO HUCK - HISTÓRIA DE SUCESSO

Essa pesquisa foi especial para mim.

Sou fã do Luciano Huck. Ele é uma pessoa de bom coração, sensata, inteligente, de iniciativa e de uma criatividade ímpar.

Ele é um exemplo de profissional de sucesso.

“Ele passou a inventar coisas que pudessem suprir a mesada” - Pai do Marcelo Huck


"Luciano tem um patrimônio inestimável, que é ter amigos em diferentes áreas. Não há uma estratégia e sim uma logística que o faz acumular bens. Ele sempre viveu cercado de boas amizades. Essas pessoas têm prazer em tê-lo como amigo e o convidam para os negócios.” Pai Marcelo


"Nunca trabalhei pelo dinheiro. Não tenho uma relação de amor com ele. Meu prazer não é monetário.” Luciano Huck

“Quem tem hobby é gente que não gosta do trabalho que faz.” Luciano Huck

“A semana é pequena para a quantidade de coisas que quero fazer.” Luciano Huck

10 passos para o sucesso - by Luciano Huck

1- Focalizar o negócio. “Não tenho uma serralheria, uma instaladora de antena e uma rádio. Tudo tem a ver com entretenimento, comunicação de moçada. Se quiser dar tiro para todo lado, acaba dando tiro no próprio pé.”

2- Deus está nos detalhes. “Eles fazem a diferença, seja num programa de tevê ou num namoro. Deixar escrito no espelho ‘zelei pelo seu sono’ vale mais do que um telefonema.”

3 - Não se desligar do mundo, mesmo quando viajar. “Se estou em Nova York, fico atento ao comportamento das pessoas, ouço músicas e, no futuro, aproveito essa experiência. Nunca tirei férias. Esse ano vou ter de parar por um mês, porque a Globo exige. Mas não sei se vou agüentar.”

4 - Racionalizar o tempo de trabalho. “Não é o volume de horas trabalhadas e sim a qualidade delas que irá determinar o sucesso profissional. É como no sexo: uma bem dada é melhor do que cinco mal dadas.”

5 - Entregar mais do que as pessoas esperam de você

6 - Aprender a delegar. “Faço isso há pouquíssimo tempo. Quando você percebe que o problema foi resolvido sem precisar se envolver, dá uma sensação de paz incrível. Tenha na cabeça que você não sabe fazer melhor do que todo mundo.”

7 - Montar equipes. “É fundamental ter afinidades com as pessoas com as quais você trabalha. Você tem de jantar com elas e conseguir não tocar no assunto trabalho.”

8 - Não tratar chefia como tal. “Falar de igual para igual com ela. Fazê-la aprender com você, aí ela irá respeitá-lo mais.”

9 - Anotar todos os pensamentos. “Escrevia no papel e agora tenho um palm top no qual anoto tudo que passa pela minha cabeça. Também acordo durante a noite para escrever idéias.”

10 - Ter negócios com pessoas com as quais você tenha afinidade de vida, que pensem como você.

Fonte Revista Época

Links

Entrevista Luciano Huck - 03/04/2008
Blog super atualizado sobre Luciano Huck
Site Oficial do Luciano Huck
Revista Veja - Matéria sobre Luciano Huck quando ele ainda era da Bandeirantes
Matéria de Capa - Revista Isto é Gente (Huck Salto Vencedor) - 30/07/2001 Quando começou trabalhar na Globo
Luciano e a Rádio Paradiso FM
Matéria sobre o Instituto Criar - Ong do Luciano Huck
Matéria Revista Época - Caso do Rolex - Ele merecia ser Roubado - 10/10/2007
Comunidade Orkut - Adoro o Luciano Huck

CONTROLE DAS FINANÇAS

Fiz um curso no Bovespa de Educação Financeira - Curso Educar. Um curso excelente e bastante motivador.

Esse curso mostra o quanto é importante o controle das Finanças e como devemos administrar nossos recursos para que no presente e principalmente no futuro tenhamos uma vida mais tranqüila na parte financeira.

Não tenho dúvidas que um curso desses está em torno de 1000 reais, pois, é ministrado por profissionais de alto gabarito que conhecem muito bem o mercado financeiro. Não posso deixar de agradecer à brilhante aula que tivemos com o Professor Roberto Meire.

Serão dois dias e o tempo total é de 6 horas, mas o curso é tão instigante que durou 8 horas, vide a vontade de aprender dos presentes e a seriedade do nosso professor que prorrogou a aula até que tivessemos tirado todas as dúvidas.

Adivinhe qual é o valor do curso?

Vocês não vão acreditar é gratuito e com direito a coffee break.

Aproveitem e se inscrevam!

Abraços
Márcio Pereira

sábado, 13 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR

"Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes." William Shakespeare

NOS MEUS FAVORITOS

Toda semana irei indicar blogs interessantes.
O critério que utilizarei é conteúdo e utilidade.
Entendo então que o blog nesse caso deve ajudar, inspirar, orientar e motivar.
O primeiro Blog é Super Empreendedores.
Se você deseja começar o seu negócio, esse site será com certeza mais um apoio para o seu objetivo.
Aproveito também para indicar a matéria Soichiro Honda, empreendedorismo, inovação e persistência.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

OS RISCOS DE UM ARTISTA

Yuri Salvador,

Pessoa que admiro muito, pelo seu senso de humor, sua sagacidade, criatividade e a paixão pelo desenho que é a sua vida!

Obrigado por autorizar expor seus desenhos que eu na qualidade de Produtor Cultural considero excepcionais.

Bono Vox


Humberto Gessinger


The Joker

Wolverine

Doutor Gregory House

FERNANDO PESSOA

Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem
e o outro vê uma chance de crescer.
Onde você vê um motivo pra se irritar,
Alguém vê a tragédia total
E o outro vê uma prova para sua paciência.
Onde você vê a morte,
Alguém vê o fim
E o outro vê o começo de uma nova etapa...
Onde você vê a fortuna,
Alguém vê a riqueza material
E o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.
Onde você vê a teimosia,
Alguém vê a ignorância,
Um outro compreende as limitações do companheiro,
percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.
E que é inútil querer apressar o passo do outro,
a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.
"Porque eu sou do tamanho do que vejo.
E não do tamanho da minha altura."

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR

"O bobo se acha sábio, mas o sábio se acha bobo." William Shakespeare

5 INOVAÇÕES NOS PRÓXIMOS 5 ANOS

A IBM enumerou qual serão as prinicipais tecnologias nos próximos 5 anos.

Esta matéria é relevante e ao mesmo tempo super interessante:
  • Já pensou em ter um celular sem bateria.
  • Fazer compras na loja sem a necessidade de passar no caixa.
  • Quando o seu filho nascer já ter um diagnóstico genético precoce.

Enfim, vejam a matéria completa no site OLHAR DIGITAL

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR

"Alguns vencem por seus crimes; outros são derrotados por suas virtudes." William Shakespeare

SAMUEL KLEIN E CASAS BAHIA

Outra pesonalidade que teve sua trajetória de sucesso registrada em livro. Vale a pena comprar e ler. Ele é uma lição de vida e principalmente de otimismo!

Um negociador nato e um vendedor excepcional, ele sabia cativar as pessoas e investia principalmente na classe baixa e média baixa que era menosprezada pelas grandes lojas com medo da inadinplência.
A iniciativa de vender produtos eletrodomésticos sem comprovar renda começou nas Casas Bahia.

“Que país abençoado esse Brasil. O povo também é pacato e acolhedor. O Brasil é um país que dá oportunidades para quem quer trabalhar e crescer na vida. Cresci junto com o Brasil. Não fiquei parado vendo o país crescer.”

“De um bom namoro sai um bom casamento. Da boa conversa, sai um bom negócio.”

“O segredo é comprar bem comprado e vender bem vendido”

“Bobagem. A riqueza do pobre é o nome.”

Enfim, separei algumas matérias para que vocês conheçam um pouco mais desse exemplo de sucesso.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR

"Muitas vezes, nossa mania de justificar um erro agrava o erro" William Shakespeare

O SEGREDO DO CLUBE SÃO PAULO

É inegável, três títulos consecutivos no campeonato brasileiro é a comprovação que o clube São Paulo faz um trabalho diferenciado.
É claro que o grande lider Muricy Ramalho é peça fundamental nesta engrenagem.
Em entrevista ele explica porque o São Paulo é o mais vitorioso desta década. Eu tive o cuidado de pontuar os principais motivos que seguem:
  1. Cenário: Despreparo dos clubes com a compra e venda de jogadores, que são vendidos principalmente para o mercado internacional. Os clubes não planejam de forma adequada o processo de venda e compra dos jogadores. Não é surpresa ver um time perder seus principais jogadores ao longo do campeonato.
  2. Planejamento: O Muricy tem visão estratégica do campeonato brasileiro, consciente que a competição por ponto corrido é uma jornada onde ganha quem erra menos. Muitos técnicos ainda não entenderam a lógica deste campeonato e não preparam o jogador psicologicamente para este trajeto.
  3. Infra Estrutura: A preocupação do clube com o bem estar dos jogadores nos detalhes, para que possam render mais nos jogos.
  4. Recursos Humanos: Nas contratações é observado a personalidade dos jogadores, observando o profissionalismo e o equilibrio emocional do grupo.

Sou fã de Muricy e sei que ele é seguidor do saudoso Tele Santana, e hoje de madrugada no jornal da globo ele explicou melhor qual é a essência do seu trabalho.

A disciplina é a essência do seu trabalho, os jogadores treinam muito, devem se dedicar e se concentrar totalmente na competição. Repete-se muitas vezes, até que se acerte, enfim buscam de forma exaustiva o mais próximo daquilo que se almeja. Esse trabalho envolve jogadores e a comissão técnica sem regalias.

Acho que agora fica mais fácil entender porque o clube São Paulo e Muricy são Tri Campeões Brasileiro.

Números em Brasileiro Pelo São Paulo surpreendem Muricy Ramalho

Entrevista Muricy Ramalho

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Gambiarra SA

Senhores, Presidentes de empresas e ou Diretores

Vocês já pararam para pensar que suas empresas podem ser toda remendada. Calma explicarei melhor o risco. Porém, antes de tudo segue uma matéria relacionada assunto que irei abordar:

GM admite ter "desapontado" e "traído" consumidores

A exigência por qualidade, resultados rápidos e sem erros exige por parte dos gestores uma pressão imensa, onde a sua falha é inaceitável e a demissão é certa.

Outra exigência do mercado é o incessante crescimento, onde o lucro deve crescer sem limite, as fusões se mostram como uma solução rápida, porém em algum momento chegaremos ao limite da capacidade de compra, afinal a concentração de capital impede a circulação de dinheiro.
E esta exigência é uma cadeia contínua desde os grandes gestores até quem está na ponta da cadeia produtiva.

Portanto, não é surpresa você assistir a uma série de manipulações de resultados e as famosas gambiarras que é o assunto em pauta. Vou tentar exemplificar com mais detalhes...

A sua empresa decidiu investir um valor significativo em determinado projeto que ao longo do tempo se mostrou ineficiente, aumentou o seu custo e está gerando uma insatisfação imensa. Só que os responsáveis pelo projeto não podem adimitir que falharam e apesar de tudo continuam com o projeto que está gerando insatisfação para os supostos beneficiários.

Sendo que agora determinadas ações "por fora" do escopo do projeto são tomadas. Essas medidas são inicialmente uma forma temporária de tentar resolver o problema e o principal objetivo é ocultar as sua deficiências, porém, o tempo faz com que todos envolvidos a contragosto se adaptem ao novo modelo que está impactando negativamente nos resultados do negócio.

Pronto a sua empresa gastou milhões para ser mais ineficiente. E você possivelmente não sabe disso ou então compactua com a situação, caso contrário os acionistas ficarão bem insatisfeitos.

Com o tempo o seu modelo de negócio se tornou uma gambiarra SA que vive as custas de sua imagem e no futuro chegaremos então a uma Gambiarra Montadora "GM".

Quantas GM tem por ai....

PARA REFLETIR

"Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta da colméia com medo das picadelas das abelhas." William Shakespeare

ORKUT - LULA X OBAMA

O orkut é um retrato da relação das pessoas com o mundo. Grandes empresas fazem estudos das marcas através do Orkut.

Agora quinzenalmente farei um estudo comparativo com as principais marcas do mercado, hoje é a Barack Obama e Lula.

Metodologia: São selecionadas 5 comunidades com maior número de membros relacionado a marca específica. A partir daí temos a audiência relativo a marca e verificamos se a relação é positiva ou negativa. É uma análise bastante simples, sendo assim, suas conclusões não são definitivas, podemos considerar indício para um maior aprofundamento.

Barack Obama é o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, a sua candidatura e sua vitória é histórica.

Lula nosso presidente também teve uma vitória histórica, é o primeiro presidente do Brasil de origem humilde e apesar da sua notória inteligencia, ele não chegou a concluir o primeiro grau. Esses dois exemplos demonstram a maturidade da democracia.

Mas vamos a percepção de nosso público sobre estas duas "marcas"

Lula apesar de sua popularidade no Brasil, não tem a mesma aceitação do público ativo no orkut, nas 5 principais comunidades temos 4 comunidades que tem uma relação negativa com nosso atual presidente.

Por outro lado, o mais novo presidente dos EUA tem uma relação positiva e de adimiração nas 5 principais comunidades.

Destaca-se a comunidade "BARACK OBAMA - Yes We Can !!!" que prega a principal mensagem na sua candidatura.

Nas comunidades do Lula cito duas, a primeira é "Odeio o PT e o Lula!" onde mostra que a imagem do PT está afetando a imagem do Lula, vide os diversos casos de corrupção que foram noticiados nestes últimos anos, e finalmente a comunidade "Apoiamos o Presidente Lula PT" a única comunidade que tem uma relação positiva.

Membros nas 5 principais Comunidade Orkut

Lula: 446504 - 81%
Obama: 106488 - 19%

PARA REFLETIR

"A vida não passa de uma história cheia de som e fúria contada por um louco significando nada" William Shakespeare

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

7 pecados

Vc pratica alguns destes 7 pecados? Saiba que ele pode ser um fator decisivo para impedir o seu sucesso!

Gula: A Gula não se limita a obsessão por comida. Vamos ampliar o seu significado, pode-se ter gula pela moda, aparelhos eletrônicos, carros e etc. Ao invés de investir este capital em cursos e livros o dinheiro é gasto em coisas supérfluas que não vão contribuir no seu objetivo maior que se consegue no medio e longo prazo.

Inveja: Começamos a se comparar com nossos adversários que aprendem mais rápido, eles têm melhores condiçõe ou tem o apoio que você não possui. Ou seja, preocupa-se mais com outras pessoas do que com o próprio desenvolvimento.

Preguiça: Ah esse nem se fala! Geralmente a preguiça vem seguido da inveja, pois, a culpa é do outro que tem mais condições. A culpa dos outros é a justificativa da imobilidade diante dos objetivos.

Ódio: Esse é o pior dos sentimentos. Podemos substituir o sentimento do ódio pelo do perdão, mas muitos sismam em guardar este sentimento que corrói e muitas vezes mata. Como se pode ter um sonho se um sentimento tão impuro reina e predomina em seu coração, portanto, se você tem um objetivo e não consegue da aquele pique, veja se uma mágoa no seu coração te paralisa.

Avareza: A avareza é outro pecado que limita sua capacidade. A mesquinhês pode te tornar uma pessoa isolada, pois, o convívio social muitas vezes exige que se gaste dinheiro. Ir a um restaurante, cinema e etc. E para conseguirmos algo temos de ter amigos, se relacionar e não devemos ser mesquinho. A avareza também faz com que se priorize o custo ao invés da qualidade e muitas vezes o barato sai caro e não da resultado. Ou seja, devemos usar nosso recurso financeiro sim, porém com inteligência.

Soberba: A falta de humildade não agrega resultados. Além de afastar dos amigos, faz com que essa sensação de vitória antecipada gere um comodismo. E a possível derrota tem um peso muito maior, pois, esta pessoa não esta preparada socialmente e nem psicologicamente para lidar de com este cenário.

Luxuria: Uma vida regada de "prazeres" pode parecer o modelo de felicidade. Porém, a verdade é que a facilidade e rotatividade de pessoas em sua volta torna tudo muito superficial. Ter alguém que te ama ao seu lado é um valioso aliado no seu objetivo, pois, esta pessoa estará te apoiando no momento mais difícil e quando você pensar que não dá, ela(e) irá dizer: "Eu confio em você".

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

PARA REFLETIR

"Dê a todas pessoas seus ouvidos, mas a poucas a sua voz" William Shakespeare

TOM HANKS

Diversas são as formas de escolher um filme para assistir. Eu, por exemplo, procuro filmes através do elenco.
Os filmes de Tom Hanks nunca me decepcionaram e lendo a sua entrevista descobri que ele hoje se dá ao luxo de escolher o filme que vai fazer em Hollywood e as suas escolhas são bem próximas do meu interesse.
O que mais me surpreendeu foi o elogio rasgado que ele fez a um certo filme brasileiro. Enfim, conheçam um pouco mais desse ator extraordinário.