O que é sucesso?

O sucesso começa a partir de alguma pessoa que tem sonho e atitude.
Que tal conhecer um pouco das pessoas de sucesso com sua história, experiência de vida, seu perfil e suas crenças.
Leiam, reflitam, guardem as frases que te marcaram de alguma forma, aprendam e finalmente cheguem a sua conclusão do que é sucesso para você.
Espero sinceramente que este blog acrescente na sua vida pessoal e profissional.

sábado, 27 de dezembro de 2008

BERNADINHO

Uma dica que dou a vocês, poucos livros de auto ajuda são eficiente. É difícil encontrar algo diferente, sempre com o mesmo blá, blá, blá...

Ao contrário, as Biografias em sua maioria um surpreendem. E são nas biografias que tiro meu aprendizado e vejo que certas pessoas realmente são diferente de outras e por isso elas estão no topo mais alto.

vejam trechos do livro do Bernardinho:

Poucos poderiam imaginar que ali no banco de reservas da seleção, atento a tudo, estivesse sendo gerado no ventre dessas competições e tantas outras o maior técnico da história do voleibol brasileiro e um dos maiores símbolos de liderança do Brasil. O obscuro jogador reserva da geração de 1980 tornou-se um craque do esporte no nosso país. não tem a habilidade para realizar os atraentes e as vezes inúteis malabarismos individuais, mas é o grande astro do jogo coletivo.

Bernardinho é o divisor de águas num país que precisa aprender a importância da cooperação, da solidariedade e do trabalho em equipe. Diga que seus jogadores são baixos e Bernardinho os fará saltar mais alto. Diga que são fracos no bloqueio e ele irá torná-los os melhores do mundo. Diga que a seleção é deficiente na defesa e ele fará dos seus comandados defensores imbatíveis. A essência dessa transformação é a crença numa equação simples que nada tem de matemática: TRABALHO + TALENTO = SUCESSO.

Não por acaso o TRABALHO vem antes do sucesso. Para Bernardinho - economista formado pela PUC do Rio a ordem desses fatores altera o produto. Apoiado no seu próprio exemplo como jogador, ele aposta no esforço, na perseverança, na disciplina e na obstinação. Sempre percebi uma lógica elementar na sua mente : é melhor lapidar até a exuastão o talento médio (e determinado) do que tentar polir o diamante preguiçoso que não deseja polimento. Se Thomas Edison, o mago da lâmpada deixou para prosperidade a famosa frase "Gênio é 1% inspiração e 99% transpiração", Bernardinho, por mais iluminado que seja não ousaria contestá-lo.

Bernardinho além de técnico da seleção de voley dedica parte do seu tempo para ministrar palestra sobre liderança. Questiona-se até que ponto sua realidade pode ser adaptada ao mundo corporativo, porém, o seu exemplo como profissional e suas conquistas lhe dão credibilidade para tal pretensão.

Selecionei várias entrevistas com focos diferentes sobre o Bernadinho! Espero que gostem...

Entrevista Isto é (Falando sobre seu livro)
Entrevista Amanhã - Site Terra (Jack Welch das quadras)
Entrevista Revista Veja (Falando sobre seus desafios no Volei)
Entrevista Feiras do Brasil (Site do Sebrae)
Entrevista Grupo Let (Entrevista de uma empresa de RH - foco em gestão de pessoas)

Nenhum comentário: