O que é sucesso?

O sucesso começa a partir de alguma pessoa que tem sonho e atitude.
Que tal conhecer um pouco das pessoas de sucesso com sua história, experiência de vida, seu perfil e suas crenças.
Leiam, reflitam, guardem as frases que te marcaram de alguma forma, aprendam e finalmente cheguem a sua conclusão do que é sucesso para você.
Espero sinceramente que este blog acrescente na sua vida pessoal e profissional.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Cabeça cheia? Descubra como descansar seu cérebro para encarar 2009

Realização de tarefas específicas durante muito tempo deixa circuitos cerebrais "lentos". Solução para "zerar" o cérebro é uma boa hora de sono, mesmo que seja no meio da tarde.

Ano novo, cérebro novo. Muita gente, exaurida pelas tarefas enfadonhas e repetitivas do dia-a-dia, gostaria que isso fosse verdade. O que ninguém espera é que os neurocientistas digam que talvez isso seja mesmo possível. Mas a ciência mostra que o cérebro se cansa, e a boa notícia há meios de descansá-lo.
Tarefas repetitivas, quando exigem concentração, acabam desgastando o cérebro. Segundo a neurocientista Suzana Herculano Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ninguém precisa se sentir menos por se sentir esgotado por fazer contas, escrever, ler ou realizar qualquer outra atividade mental por muito tempo. "Pensar cansa", ela diz. "Mas o aspecto curioso do cansaço do cérebro é que ele é específico para aquelas partes que estavam trabalhando intensamente de fato.
Então, se você passa muito tempo fazendo contas de cabeça, você esgota a sua capacidade de lidar com números, mas você é totalmente capaz de sair dali e ir tocar piano, ou ir ler um livro, ou fazer alguma atividade que exija de outros sistemas do seu cérebro.
É curioso notar que esse fenômeno, que pode se intensificar em dados circuitos cerebrais pelo excesso de uso, ocorre de uma forma geral durante o período em que o indivíduo fica acordado. Ele está ligado à fadiga que é combatida diariamente durante o sono. O uso excessivo de determinados circuitos cerebrais só faz por acelerar esse processo de "cansaço neuronal".
Então, como solucionar? Como entrar em 2009 com o cérebro novinho em folha?
"A melhor coisa é dormir", disse Houzel ao G1.
"Meia hora de sono bem dormido no meio da tarde já é suficiente para zerar esse desgaste."
E, claro, valorizar também o sono durante a noite. Dormir é a principal maneira de descansar o cérebro. Já a alternância de tarefas pode ajudar a dosar melhor o cansaço cerebral, mas não é uma solução, segundo a neurocientista. É, no máximo, um paliativo. "A única coisa que isso faria é espalhar o processo de desgaste ao longo do dia."
Herculano Houzel ressalta que o esforço tem outros espaços. "O mais importante é começar isso em casa. Não pensar que aquele cochilo da tarde é apenas preguiça.
"Ainda há muito o que entender sobre o cérebro, mas com o que já se sabe podemos dizer uma coisa: ele é o órgão que mais consome energia no corpo todo e precisa de uma ajuda do dono para se manter em forma".
PS: cuidado para aquele soninho de meia hora virar um sono de verdade...mas a orientação com certeza é válida.

Nenhum comentário: